Artrose e artrite - entenda o que são
- mktdrfernandosanta
- 11 de jan. de 2023
- 2 min de leitura

Você sabe o que é artrose ou sofre desse problema?
Também chamada de osteoartrose, essa doença é um tipo muito comum de artrite. Vamos entender mais sobre o assunto!
Artrite
O que chamamos de artrite na verdade é uma denominação geral para patologias que causam inflamação nas articulações.
Dessa forma, o termo artrite abraça uma série de doenças que causam este sintoma, como a artrite reumatóide, gota e o tema deste artigo: a osteoartrose.
Artrose
Existe outra denominação para a artrose: osteoartrite degenerativa.
O nome é indicativo a causa do problema, pois essa condição se instala a partir da degeneração da cartilagem de uma articulação.
Essas cartilagens tem como principal função evitar o atrito entre ossos, proporcionando a movimentação sadia da articulação. Ao sofrer degeneração, a cartilagem deixa de oferecer essa proteção, e logo os ossos começam a sofrer danos pelo atrito.
O dano aos ossos causado pela artrose traz como principais sintomas dores, rigidez na movimentação e alterações ósseas conhecidas como osteófitos, os famosos “bicos de papagaio”.
Prevenção da artrose
Muitas vezes a artrose está ligada à idade avançada. A perda natural de massa magra que vem naturalmente com o envelhecimento faz com que as articulações do corpo se tornem mais instáveis, e com isso ficam sujeitas à sobrecarga.
O esforço excessivo na articulação é uma causa muito comum para a degeneração da cartilagem. Por esse motivo, dois outros principais fatores de risco para a artrose são a obesidade e a prática indevida de esportes.
Dessa forma, praticar atividades físicas de forma moderada é um excelente meio de prevenção, pois pode diminuir o sobrepeso e estimular o ganho de massa magra, essencial para a sustentação das articulações.
Lembre-se de que é essencial utilizar o tipo correto de equipamento para sua atividade - praticar corrida com um tênis inapropriado ou ciclismo com uma bicicleta mal regulada pode causar danos ao joelho, por exemplo.
Tratamento
Embora não exista uma cura total para a artrose, é possível utilizar uma série de tratamentos para melhorar a condição do paciente. O diagnóstico precoce aumenta muito as chances de ter sucesso em retardar a progressão da doença.
A abordagem tradicional inicial para o tratamento da artrose consiste no uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios junto de fisioterapia.
A perda de peso também mostrou-se uma importante aliada no tratamento conservador das osteoartrites, principalmente nos membros inferiores.
Os exercícios de fisioterapia para artrose trazem uma melhora no desempenho funcional da articulação, dando mais estabilidade.
Em certos casos pode ser necessária procedimentos minimamente invasivos como a infiltração com ácido hialurônico ou ainda a inovadora técnica de Neuromodulação! Nos casos mais graves a prótese é a melhor opção!
O que fazer ao sentir os sintomas da artrose
Conforme já mencionado, a descoberta precoce da artrose é essencial para garantir sua qualidade de vida. Por isso, logo que sentir os sintomas você já deve procurar um ortopedista de confiança para avaliar seu caso!
Fontes:





Comentários