top of page
Buscar

Como tratar uma lesão meniscal?

  • mktdrfernandosanta
  • 11 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura


Lesões meniscais são aquelas que acontecem nos meniscos do joelho. Os meniscos são a estrutura responsável pelo amortecimento de impactos entre o fêmur e a tíbia, e também são uma estrutura essencial para garantir a estabilidade.


Todos nós temos dois meniscos: o lateral, localizado na parte externa do joelho, e o medial, que fica na parte interna. No artigo de hoje, vamos falar sobre as principais formas de tratamento para lesões meniscais, que podem acontecer por dois motivos: traumas ou desgaste natural.


A lesão no menisco


Conforme falamos, as lesões meniscais podem ser decorrentes de traumas ou de desgaste.


As lesões decorrentes de traumas normalmente acontecem quando o paciente sofre uma pancada na região dos joelhos, realiza um movimento brusco que gera uma torção, muda subitamente a direção do movimento ou até mesmo ao se abaixar de forma incorreta.


Já as lesões causadas pelo desgaste natural, também chamadas de degenerativas, são resultado das atividades cotidianas do paciente e estão relacionadas não só à quantidade de atividades, mas também com a forma como são realizadas e com o processo de envelhecimento, que afeta naturalmente as articulações.


Por esse motivo, as lesões degenerativas tendem a ser mais frequentes em pacientes acima de 40 anos. Já as lesões traumáticas podem acontecer com qualquer pessoa em qualquer fase da vida, mas tendem a ser bastante comuns em atletas, especialmente os de alto nível.


Sintomas


Muitas vezes, as lesões no menisco começam de forma assintomática, já que são microlesões que muitas vezes passam despercebidas pelo paciente no dia-a-dia, correndo o risco de fazer com que o desgaste natural das articulações progrida mais rapidamente.


Já nas lesões causadas por traumas, normalmente o paciente começa a sentir uma dor bem específica logo após a pancada, que tende a piorar caso ele flexione os joelhos. Além disso, travamentos, dificuldade de locomoção e inchaço também podem aparecer



Formas de tratamento



O tratamento para as lesões meniscais pode ser cirúrgico ou não. Essa definição deve ser feita pelo médico e depende principalmente do tipo de lesão.


Normalmente, as lesões causadas por traumas necessitam de intervenção cirúrgica, que deve ser definida de acordo com uma série de fatores, tais como:


● Tipo, local e tamanho da lesão;

● Condições gerais de saúde e rotina de atividades do paciente;

● Histórico clínico.


No caso de atletas, por exemplo, o tamanho da lesão e o tempo disponível para recuperação são muito diferentes de alguém que possui uma rotina que exige menos do corpo e pode se recuperar em casa com calma, por isso, a definição de qual a cirurgia mais recomendada sempre vai depender da avaliação individual de cada caso.


Já as lesões degenerativas raramente envolverão uma cirurgia imediata, já que na maioria das vezes não há uma necessidade de correção do menisco, mas sim de retardar o processo natural de desgaste das articulações.


Por isso, as formas de tratamento mais indicadas para esse tipo de lesão costumam ser:


● Fisioterapia;

● Uso de medicamentos;

● Infiltrações, como a viscossuplementação;

● Prática de exercícios de fortalecimento.


Caso exista necessidade de intervenção cirúrgica, o tipo de cirurgia também deve ser definido pelo médico de acordo com as particularidades de cada caso.


 
 
 

Comentários


logo-footer.png
  • Instagram

©2022 por Dr. Fernando Sant'Anna. 

bottom of page