top of page
Buscar

Entenda a diferença entre luxação e entorse

  • mktdrfernandosanta
  • 11 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura

ree

Você sabia que, ao contrário do que muitos pensam, luxações e entorses são lesões ortopédicas muito diferentes? E que as luxações são muito mais graves e felizmente mais raras também?!


Podem ocorrer principalmente para quem pratica esportes. Ambas causam dores, inchaço e dificuldade para movimentar a área afetada, então vamos entender a diferença:


Luxação


As juntas, ou articulações do nosso corpo que permitem o nosso movimento, são formadas principalmente por ossos e ligamentos. Quando um osso sai do lugar, geralmente por causa de um impacto, chamamos de luxação, ou deslocamento.


Os locais acometidos com maior frequência são os dedos das mãos, o ombro e a patela. Ao sofrer uma luxação, o paciente irá sentir dores, inchaço, limitações na mobilidade da articulação e até deformidades causadas pelo posicionamento inadequado do osso.


A alteração anatômica causada pelo deslocamento do osso pode ter consequências graves como a lesão de nervos, estruturas vasculares, ligamentos e até fraturas. Dessa forma, ao sofrer uma luxação, você deve buscar atendimento médico assim que possível.


Dependendo da gravidade e das lesões associadas, o paciente pode precisar até de cirurgia de urgência para colocar o osso no lugar e tratar as outras lesões. Nos casos mais comuns, principalmente dedos e ombros, a colocação no lugar normalmente é feita no pronto socorro com imobilização após, e um seguimento com ortopedista é essencial.


Entorse


Você já torceu o tornozelo? Essa lesão é muito comum, seja no dia a dia com um descuido ao caminhar, ou durante a prática de algum esporte. Na medicina, esse tipo de lesão é chamado de entorse, e também pode ocorrer em outros locais do corpo.


A entorse acontece quando um ligamento sofre uma distensão ou um rompimento total. Como os ligamentos ajudam a posicionar os ossos nas articulações, esse tipo de lesão faz com que seja muito difícil e doloroso movimentar a articulação afetada. Outros sintomas incluem inchaço e coloração vermelha na pele.


Em casos mais simples, o tratamento pode ser feito através de imobilização, repouso, aplicação de gelo no local e medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Em casos mais graves, o paciente pode precisar de fisioterapia ou até intervenção cirúrgica.


Preserve sua mobilidade


Lesões ortopédicas não tratadas podem deixar sequelas que impactam sua mobilidade, além de causar dores e desconfortos frequentes. Ao sofrer uma luxação ou entorse, procure atendimento médico!


Fontes: https://www.ortesp.com.br/index.php/especialidades/ortopedia-geral/diferencas-entre-luxaca o-contusao-e-entorse#:~:text=Portanto%2C%20a%20luxa%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A 9%20quando,em%20tecidos%20moles%20pelo%20trauma.



 
 
 

Comentários


logo-footer.png
  • Instagram

©2022 por Dr. Fernando Sant'Anna. 

bottom of page