Entenda o que é reumatismo
- mktdrfernandosanta
- 11 de jan. de 2023
- 2 min de leitura

Existe muita confusão entre a população a respeito das doenças reumáticas. Nesse artigo, você irá entender o que é reumatismo e quais são os seus riscos
Doenças reumáticas
Uma das principais confusões a respeito desse assunto é sobre o que é reumatismo. Muitas pessoas acreditam que o termo se refere à uma doença específica, mas o que chamamos popularmente de reumatismo é, na verdade, um grupo de doenças que afetam o aparelho locomotor.
O aparelho motor inclui ligamentos, tendões, músculos, cartilagens, ossos e articulações. Problemas nessas partes do organismo podem causar sérios problemas de mobilidade ao paciente.
As principais doenças reumáticas são:
● Artrite reumatóide
● Febre reumática
● Osteoartrite (também conhecida como artrose)
● Osteoporose
● Fibromialgia
● Gota
● Lúpus
Outra concepção errônea muito comum a respeito das doenças reumáticas é que elas afetam apenas idosos. Na realidade, esse grupo de patologias pode afetar pessoas de qualquer idade.
Fatores de risco e prevenção
Existem alguns fatores que aumentam o risco de doenças reumáticas. Os principais são:
● Fatores genéticos
● Obesidade
● Sedentarismo
● Fatores psicológicos como estresse, ansiedade e depressão
Nem todos esses fatores são incontroláveis, portanto, é possível e necessário adotar hábitos saudáveis para se prevenir! Evite fumar e consumir álcool em excesso, pratique atividades físicas regularmente e tenha uma dieta equilibrada que seja rica em cálcio.
Tratamento
O tratamento do reumatismo vai depender da doença do paciente e articulações afetadas. Pode ser feito de forma farmacológica, ou seja, com o uso de medicamentos, e também pode incluir práticas integrativas, exercícios e fisioterapia.
Tratar as doenças reumáticas assim que possível é muito importante pois, ao evoluírem, os sintomas se agravam, e podem até resultar na incapacidade física do paciente. Embora a prevenção seja possível, a melhor alternativa para cuidar da sua saúde é sempre o diagnóstico precoce.
Dessa forma, ao sentir dores persistentes nas articulações, principalmente se durarem mais de 6 semanas, além de dificuldade para movimentação, inchaço, vermelhidão e calor na região afetada, procure atendimento médico!
Fontes:
https://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/story/1450-prevencao-e-amelhor-arma-no-co mbate-ao-reumatismo-sesmg#:~:text=Evitaro%20fumo%2C%20realizar%20atividades%20f %C3%ADsicas,diagn%C3%B3stico%20precoce%2C%20conforme%20disse%20Eduardo





Comentários